1º - O mel de abelhas ajuda a prevenir o câncer e doenças do coração
O mel contém flavonóides, antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer e doenças cardíacas.
2º - Reduzir úlceras e outras desordens gastrintestinais
Pesquisas recentes mostram que o tratamento com o mel pode ajudar a doenças como úlceras e gastroenterite bacteriana . Isto pode estar relacionado com o terceiro benefício…
3º - Anti-bacteriana, anti-fúngicos, anti-fúngicos
“O mel é antibacteriano, porque as abelhas adicionam uma enzima que produz peróxido de hidrogênio”, lembra Peter Molan, diretor da Unidade de Pesquisa da Universidade de mel Waikato, na Nova Zelândia.
4º - O mel de abelha aumenta o desempenho atlético
Atletas olímpicos antigos comiam mel e figos secos para melhorar a sua performance. Isto foi confirmado com estudos modernos, demonstrando que é superior na manutenção dos níveis de glicogênio e melhora o tempo de recuperação.
5º - Reduzir tosse e dor de garganta
O mel ajuda a combater a tosse. Num estudo de 110 crianças, uma dose única de mel foi tão eficaz como uma dose única de dextrometorfano em aliviar a tosse noturna e permitindo que o sono adequado.
6º - Equilíbrio dos 5 elementos
O mel tem sido utilizado na medicina aiurvédica (medicina tradicional indiana) há pelo menos 4.000 anos, e é pensa-se que altera os três desequilíbrios materiais primitivos do corpo de forma positiva. Também referido como sendo úteis na melhoria da visão, o mel de, a cura da impotência e ejaculação precoce , distúrbios do trato urinário, a asma brônquica, diarreia e náuseas.
7º - O mel é também conhecido como “Yogavahi”
É conhecido como Yogavahi já que tem uma qualidade de penetrar os tecidos mais profundos do corpo. Quando o mel é usado com outras preparações à base de plantas, melhora as qualidades medicinais dos preparativos e também os ajuda a atingir os tecidos mais profundos.
8º - O mel de abelha ajuda a regular o açúcar no sangue
Embora o mel contém açúcares simples, que não é o mesmo que o açúcar branco ou adoçantes artificiais. A combinação exata de frutose e glicose que realmente ajuda o corpo a regular os níveis de açúcar no sangue. Alguns méis têm uma baixa taxa de hipoglicemia, pelo que não aletram os níveis de açúcar no sangue.
9º - Curar feridas e queimaduras
Foi demostrado que a aplicação externa de mel pode ser tão eficaz quanto o tratamento convencional com sulfadiazene de prata. Especula-se que o efeito de secagem de açúcares simples e natureza antibacteriana do mel combinam-se para criar este efeito.
10º - O mel tem propriedades probióticas
Algumas variedades de mel têm grandes quantidades de bactérias amigáveis. Isto inclui até seis espécies de lactobacilos e quatro espécies de bifidobactérias. Isto pode explicar muitas das misteriosas “propriedades terapêuticas de mel.”