O uxi amarelo é uma árvore nativa da Amazônia, podendo chegar a 30 metros de altura e até um metro de diâmetro, e considerada uma planta medicinal. Popularmente, a erva é conhecida também como axuá, pururu, uxi, uxi-liso e uxi-pucu e tem muita utilização no tratamento de inflamações no útero e artrite, além de servir como complemento alimentar.
O uxi amarelo, cujo nome científico é Endopleura uchi, pode ser encontrado em férias livres, mercados, lojas de produtos naturais e, ultimamente, também na forma de cápsulas.
Entre os indígenas e pessoas nativas dos Estados da Amazônia, ele é conhecido também como tratamento para curar a infertilidade feminina, eliminando problemas uterinos como cistos, endometrioses e curando ovários policísticos.
A região original do uxi amarelo, a Floresta Amazônica, tem suas áreas específicas, indo de parte do Estado do Pará e penetrando no Estado do Amazonas, crescendo sempre em solos de terra firme, argiloso ou arenoso, com boa drenagem. A árvore possui casca espessa e madeira vermelho-escuro, tendo frutos em formato de vagem.
No seio da floresta, o uxi amarelo sempre é encontrado com outras da mesma espécie, formando um uxizal.